domingo, 12 de março de 2017

7 Soft Skills que as empresas valorizam


Caro leitor,

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, não é suficiente ter competências técnicas ou habilidades profissionais(hard skills) mas também soft skills(habilidades interpessoais). Os candidatos que sabem associar soft skills a hard skills saem a ganhar porque as habilidades profissionais levam a entrevista e as habilidades interpessoais ajudam a conquistar o emprego. Poderá gostar de ler Como destacar - se na multidão ?

Já alguma vez ouviu falar em soft skills? Sabe quais são as soft skills que as empresas mais valorizam? Quer saber como desenvolvê - las? Continue a ler este artigo para saber as respostas.



As soft skills estão relaccionadas a personalidade do individuo, ou seja, as atitudes e comportamentos de uma pessoa. São diferentes das hard skills (habilidades profissionais) por não serem adquiridas através do ensino e aprendizagem, mas sim através da experiência pessoal. Por exemplo: Uma pessoa aprende francês em um curso, mas não  pode aprender a ser persistente através de um curso. As situações da vida é que tornam a pessoa persistente.

Confira abaixo 7 soft skills que as empresas  valorizam 
  1. Comunicação: Ter uma boa capacidade de se comunicar é de fato essencial para qualquer tipo de trabalho. Em certos casos, ter boa comunicação é mais importante do que os aspectos técnicos. Para mandar bem nessa habilidade é preciso saber ouvir, não desviar a sua atenção e saber falar.
  2. Adaptação: É necessário saber adaptar-se as mudanças que podem ocorrer no local de trabalho e usar os recursos disponíveis para executar uma determinada tarefa.
  3. Resolução de problemas: Ter a capacidade de analisar problemas, procurar soluções e escolher a melhor solução para o problema.
  4. Trabalho em equipa: Muitos candidatos escrevem nos currículos que sabem trabalhar em equipa mas será que constitui verdade? Alguns chegam a conseguir o emprego mas depois a máscara cai. Quem sabe trabalhar em equipa sabe quando deve expor as suas ideias, ouvir as ideias dos outros, ajudar e fazer críticas.  
  5. Gestão de tempo: Saber administrar o tempo de execução de cada tarefa, cumprir prazos e metas.
  6. Autoconfiança: As empresas valorizam profissionais seguros,que demonstram confiança ao expressar ideias e opiniões.
  7. Persistência: Não desistir na primeira dificuldade, insistir nos objectivos mesmo quando aparecerem obstáculos. A persistência ajuda no alcance dos objectivos.
Nota: Existem outras soft skills, além das acima referidas.  Se pretende adicionar  habilidades interpessoais no seu currículo, demonstre com resultados.



Dicas para Desenvolver as Softs Skills

Identificar quais são as suas habilidades
O primeiro passo é pegar caneta e papel. Em seguida, faça uma lista das suas habilidades interpessoais. Caso esteja com dificuldades, peça ajuda a um amigo ou familiar.

Procurar métodos para desenvolver as habilidades 
Depois de identificar as suas soft skills, pense sobre as habilidades que não tem domínio e procure métodos de desenvolvê-las. Por exemplo: Uma pessoa que não tem boas habilidades de comunicação escrita deve ler muitos livros, uma boa gramática e um dicionário.


Continuar a desenvolver as habilidades

Mesmo que já tenha conseguido alcançar bons resultados, não pare de as suas habilidades porque aprendizagem é um processo contínuo e sempre existe alguma que precisa ser melhorada.


Jogo de cartas e palavras cruzadas

São métodos que ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de análise.

Espero de coração que este artigo tenha ajudado e se tiver perguntas deixe nos comentários que terei prazer em responder.

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